segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

TEMPO DO ADVENTO


A Igreja está no Tempo do Advento, tempo de conversão e mudança de vida, em vista da Vinda de Jesus, no Natal.

Estamos próximos da celebração do Natal. O Advento nos pede uma preparação digna, plena de motivações, para esse acontecimento tão significativo. A Palavra de Deus exorta-nos a expressar nossa alegria, pois o Senhor está para chegar! Precisamos estar atentos para ler os sinais que o Messias nos apresenta: os cegos vêem, os coxos andam, os surdos ouvem...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Santa Missões Populares

COMISSÃO PAROQUIAL DAS SANTAS MISSÕES POPULARES REÚNE A COMUNIDADE

O encontro teve início na última 4ª feira (01/12) e teve como objetivo principal o estudo do livro das Santas Missões Populares. A coordenação lembra que é importante a participação de todos.
Sob a proteção de Nossa Senhora, Almeí iniciou os trabalhos.

Muita gente chegando

Participação da comunidade

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Festa de São Benedito

Comunidade realizará festa em louvor a São Benedito

A festa acontecerá nos dias 17,18 e 19 de dezembro com animada Quermesse, com serviços de bar e sorteio de prendas e assados.
No domingo, dia 19, haverá apresentação da Congada de São Benedito.
Veja a programação da parte religiosa:

17/12 -sexta-feira - 19:00 - Abertura da festa com procissão de São Benedito, saindo da residência da Sra. Maria Helena C. Santana, na Av. das Palmeiras com direção a Igreja Matriz de São José, onde haverá reza do terço em louvor a São Benedito.
18/12 - sábado - 19:30 - Missa na Igreja Matriz com oraçao final em louvor a São Benedito.
19/12 - domingo - 09:00 - Missa na Igreja Matriz
10:00 - Batizados
18:30 - Procissão de São Benedito, seguida de Missa Solene.
Participe e venha rezar conosco!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SANTAS MISSÕES POPULARES - Programação

" A Missão nos leva à conversão"


A comissão Paroquial das Santas Missões Populares de São José do Alegre comunica a todos a programação para o mês de Dezembro.
Veja a seguir:

Para os Setores da Cidade
01/12/2010-1ª Parte –Livro das SMP
02 e 03 de 12/2010- 2ª Parte do Livro das SMP
Cada coordenador deverá mandar no mínimo 10 pessoas do seu Setor.

O Estudo do Livro de Lucas será feito a princípio pelos coordenadores de setores, nos dias:
13/12- pág 4/5/6 até a Introdução-
14/12- pág 6/7/8/9 até comparando-
16/12- pág 9/10/11/12 até II-
20/12- pág- 13/14/15/16 até Caminhada-
21/12- pág 16/17/18/19- até III
22/12-pág 19/20/21/22/23/24 até IV –
23/12- pág 24/25/26/27/28/29/30/31/32/33/34-
Neste estudo:
• Fazer uma Leitura Geral do Tema do dia
• Retomada do texto
• Situá-lo na Bíblia
• Como trazê-lo para nossa vida hoje?
E Mais:
Reunião do CPP- 21/11/2010 às 15h
Zona Rural:
Missas:07/12- Pinhal
09/12- Machado
10/12- Fundão
12/12- Ribeirão Vermelho
15/12- Fójos
Qualquer Dúvida comunique –se conosco pelo telefone: (35)8408-9144 (Almeí)


"Que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai..." ( Mt 10,22)

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sociedade São Vicente de Paulo


A sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros. A organização foi fundada em Paris a 23 de Abril de 1833, por um grupo de sete jovens universitários liderados por Frédéric Antoine Ozanam (1813-1853), estudante de Direito na Universidade de Sorbonne, um jovem na época com apenas 20 anos de idade. A organização adotou São Vicente de Paulo (1581-1660) como patrono, inspirando-se no pensamento e na obra daquele santo, conhecido como o Pai da Caridade pela sua dedicação ao serviço dos pobres e dos infelizes. O lema da organização assenta na frase de São Vicente de Paulo: A caridade é inventiva até ao infinito.
Em São José do Alegre, a conferência foi fundada em outubro de 2008, com o apoio e vinculação do Conselho Particular Nossa Senhora das Graças de Itajubá. As reuniões acontecem todas as quintas-feiras, às 19:30 hs no salão paroquial.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fato estranho!

O que é isso??
Aí está um bolo com uma bela e misteriosa imagem de um cálice!!! Seria isso algum fenômeno miraculoso? Uma coincidência? O fato aconteceu na casa da doceira, Dona Imaculada, uma senhora muito religiosa, que ficou espantada ao retirar do forno de seu fogão este bolo com esta estampa de um cálice desenhado sobre ele. Muita gente foi à casa desta senhora para ver o fenômeno, do qual ela participa na noite de quarta-feira do dia 13-10-2010. Vejam outra coincidência apontada pelo Pe. Alzir: na numerologia biblica, a data do fato sugere de várias maneiras o número simbólico divino 3 (1+1+1) (3) (2+1) (0+0+0).
O QUE PODE ISSO SIGNIFICAR?
Seria uma coincidência??? Um sinal vindo do Alto???

M I S T É R I O ...

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 2010

Acontece no próximo final de semana a Festa de Nossa Senhora Aparecida


A cidade de São José do Alegre já está empenhada nos preparativos da festa da rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
A festa terá inicio no dia 08 (sexta-feira) com a recitação do terço meditado na Igreja Matriz às 19 horas e vai até o dia 12 (terça-feira).
A festa beneficente terá sorteio de prendas e assados, barracas com serviço de bar e salgados. No dia 12 (terça), dia da Padroeira do Brasil, haverá a tradicional cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, saindo de Olegário Maciel e procissão às 18 horas.



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Para Refletir


Corremos de um lado para o outro esperando descobrir a chave da felicidade...Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica. Achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes. E, assim, uns fogem de casa para serem felizes e outros fogem para casa para serem felizes... Uns se casam para serem felizes e outros se divorciampara serem felizes... Uns fazem viagens caríssimas para serem felizes e outros trabalham alémdo normal para serem felizes... Uma busca infinda. Anos desperdiçados. Nunca a lua está ao alcance da mão, nunca o fruto está maduro, nunca o vinho está no ponto. Sombras, lágrimas. Nunca estamos satisfeitos. Mas, há uma forma melhor de viver!A partir do momento em que decidimos ser feliz, nossa busca·da felicidade chegou ao fim. É que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, naquela carreira. Naquela pessoa. E jamais está à venda. Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós mesmos, é inútil procurar em outra parte. Sempre que dependemos de coisas fora de nós para ter alegria, estamos fadados à decepção. A felicidade não tem nada a ver com conseguir. Consiste em satisfazer-nos com o que temos e com o que não temos. Poucas coisas são necessárias para fazer feliz o homem sábio, ao mesmo tempo em que nenhuma fortuna satisfaria a um inconformado. As necessidades de cada um de nós são poucas. Enquanto nós tivermos alguma coisa a fazer, alguém a amar, alguma coisa a esperar, seremos felizes. Saiba: a única fonte de felicidade está dentro de você, e deve ser repartida. Repartir alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros: sempre algumas gotas acabam caindo sobre você mesmo.
Na incerteza do amanhã... Aproveite o hoje para ser feliz!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mês de Outubro - Mês das missões

Outubro é dedicado às Missões. Neste mês a Igreja lembra com mais insistência nossa vocação missionária, recebida de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro, pregai o Evangelho a todas as criaturas...” Este apelo do Mestre continua ressoando forte em nossos ouvidos.
Podemos distinguir dois modelos de Missão: Entre batizados e não batizados.
A Missão entre batizados tem como objetivo, reavivar a Fé nas comunidades que já têm uma certa vivência cristã. Pode abranger uma paróquia inteira ou uma diocese.
A Missão entre não batizados atinge países que ainda não tiveram o primeiro anúncio do Evangelho. Antigamente eram chamados “terras dos pagãos”, isto é, não batizados.
Não tendo ainda quem os evangelize, pois estão no seu nascedouro, a Igreja pede aos países já cristianizados que enviem missionários para aquelas regiões desprovidas de tudo, inclusive de catequistas e de recursos materiais.
Neste mês nossas atenções se voltam principalmente para esses países.
Brasil esteve nessa situação na época do descobrimento. Com os descobridores vieram também os primeiros missionários. Hoje em dia já está em condições de enviar missionários para outros países.

Oração

Rezemos como Jesus pediu: Envia, Senhor, operários para a tua messe. Pois a messe é grande, e poucos os operários.

E VOCÊ JÁ PENSOU EM SER MISSIONÁRIO???
Procure os responsáveis em sua paróquia e participe...

Santo do Mês - Outubro


Santa Teresinha do Menino Jesus, Virgem e Doutora da Igreja(+ Lisieux, França, 1897)

Discreta e silenciosa, durante a vida quase não chamou a atenção sobre si. Parecia uma freira comum, sem nada de excepcional. Faleceu aos 24 anos, tuberculosa, depois de passar por terríveis sofrimentos. Enquanto agonizava, ouviu duas freiras comentarem entre si, do lado de fora de sua cela: "Coitada da Irmã Teresa! Ela não fez nada na vida... O que nossa Madre poderá escrever sobre ela, na circular em que dará aos outros conventos a notícia da sua morte?" Assim viveu Santa Teresinha, desconhecida até mesmo das freiras que com ela compartilhavam a clausura do Carmelo. Somente depois de morta seus escritos e seus milagres revelariam ao mundo inteiro a verdadeira envergadura da grande Santa e Mestra da espiritualidade. A jovem e humilde carmelita que abriu, na espiritualidade católica, um caminho novo para atingir a santidade (a célebre "Pequena Via"), foi declarada pelo Papa João Paulo II Doutora da Igreja.
Veja a história completa de Santa Teresinha

terça-feira, 21 de setembro de 2010

SANTAS MISSÕES POPULARES -RETIRO


MISSIONÁRIOS DE SÃO JOSÉ DO ALEGRE PARTICIPAM DO RETIRO EM VARGINHA



Aconteceu no último final de semana na cidade de Varginha o retiro espiritual para os missionários das Santas Missões Populares.
Com o Ginásio do VTC lotado, Pe. Jean Poul Hansen, coordenador diocesano de pastoral, animou as caravanas das mais de 60 paróquias presentes. Em seguida, Dom Diamantino Prata de Carvalho, bispo diocesano, saudou os presentes
Ao longo da manhã, o articulador nacional das SMP, Pe. Luis Mosconi conduziu as primeiras atividades. Houve apresentações dos grupos de jovens das três Paróquias de Três Pontas, Mundo da Juventude da Paróquia São Sebastião e do grupo Enac, da Paróquia do Divino Espírito Santo, ambos de Varginha.

Sob a proteção e o olhar de Nossa Senhora do Carmo e motivados pelos organizadores os participantes se sentiram tocados a assumirem com fervor o trabalho missionário.

Por volta de 15h30, os presentes se dirigiram à Concha Acústica Mariângela Calil para a Missa de encerramento. Segundo os organizadores, cerca de cinco mil pessoas participaram da celebração que contou também com a presença dos fieis das sete paróquias de Varginha.
Dom Diamantino Prata de Carvalho presidiu a eucaristia, concelebrada por dezenas de presbíteros da Diocese. No momento de Ação de Graças, houve acolhida solene da imagem da padroeira da Diocese da Campanha, Nossa Senhora do Carmo.
No momento do envio, dezenas de bandeiras do Divino Espírito Santo e das 67 paróquias que compõem a Diocese formaram a famosa Bandeirada Missionária. Neste clima festivo, os participantes se despediram de Varginha, motivados para o serviço que vêm pela frente.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Santo do Mês - Setembro

São Jerônimo, Confessor e Doutor da Igreja(+ Palestina, 419)

Natural da Dalmácia, recebeu formação católica, mas só foi batizado aos 20 anos. Possuidor de uma cultura clássica das maiores do tempo, é considerado um dos mestres da língua latina. Aproveitou integralmente sua imensa cultura no serviço da Igreja, lutando contra as heresias e defendendo a Fé católica. Atraído pela vida isolada e recolhida, na oração e nas austeridades, nem por isso deixava de participar ativamente, desde os vários locais em que viveu como ermitão, das grandes controvérsias do mundo culto de então. Foi secretário do Papa São Dâmaso, e recebeu deste o encargo de traduzir para o latim os Livros Sagrados, de modo a haver uma única versão oficial das Escrituras, para que não fossem estas deturpadas pelos hereges dos séculos futuros. Essa foi a origem da Vulgata . Na fase final de sua vida, permaneceu em Belém, na Palestina, onde dirigiu um mosteiro de monges e deu assistência a um mosteiro feminino.

Mês da Biblia

SETEMBRO - MÊS DA BIBLIA


Estamos no mês de setembro, temático mês da Bibilia, que neste ano sugere para a reflexão nacional o livro de Jonas e nos recorda o envio de todos nós para evangelizar nas cidades.
Bíblia é a revelação de Deus numa linguagem humana e compreensível para todos, através de séculos. Muito embora tenha sido escrita durante longos períodos não contínuos ela apresenta-se como uma unidade perfeita. E também entre seus diversos autores, mesmo que não tenham se conhecido, existe uma harmonia e coerência iluminadas pelo Espírito Santo, o autor principal da Bíblia.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Poema


VIDA SEM ÁGAPE

A inteligência sem amor te faz perverso.
A justiça sem o Ágape te faz implacável.
A diplomacia sem amor te faz hipócrita.
O êxito sem o Ágape te faz arrogante.
A riqueza sem amor te faz avarento.
A docilidade sem Ágape te faz servil.
A pobreza sem amor te faz orgulhoso.
A beleza sem o Ágape te faz ridículo.
A autoridade sem amor te faz tirano.
O trabalho sem o Ágape te faz escravo.
A simplicidade sem amor te deprecia.
A oração sem o Ágape te faz introvertido.
A lei sem amor te escraviza.
A política sem o Ágape te deixa egoísta.
A fé sem o Ágape se converte em tortura.
A vida sem amor... Não tem sentido
Evangelize!!!!!
(Colaboração: Prof. José Carlos Barbosa)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Seminário de Vida no Espírito Santo

Seminário de Vida no Espírito tem início hoje


Você e toda a sua família estão convidados a participar desse grande encontro com o derramamento do Espirito Santo, seus dons e carismas que animam a vida do cristão que inicia-se hoje(17/08) às 19 horas na Igreja Matriz.
Em contato com o senhor Marcos Giovani o mesmo disse que a finalidade do Seminário de Vida no Espírito é ajudar os participantes a encontrarem uma vida mais rica e melhor. É o momento de se encontrarem com Cristo e viver as verdades mais fundamentais acerca do Amor de Deus, do Pecado, da Salvação, da Fé, da pessoa de Jesus Cristo, da Efusão e Carismas do Espírito Santo. Serão 9 encontros realizados na Igreja Matriz.
Veja a seguir os temas e a programação:
17/08 - 1º "AMOR DE DEUS" - Wandeir (Lambari)
24/08 - 2º " PECADO (RESITÊNCIA À GRAÇA)" - Clayton ( Varginha)
31/08 - 3º " JESUS SALVADOR" - Giliard ( Santana da Vargem)
07/09 - 4º " FÉ E CONVERSÃO " - Rafael ( São Lourenço)
14/09 - 5º " SENHORIO DE JESUS " - a confirmar
21/09 - 6 "CURA INTERIOR " - Paulo ( Carmo de Minas)
28/09 - 7º " EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO " - a confirmar
05/10 - 8º " AMOR AOS IRMÃOS" - a confirmar
13/10 - 9º " COMUNIDADE CRISTÃ: FRUTO DO ESPÍRITO SANTO" - a confirmar
VENHA PARTICIPAR JUNTO CONOSCO, O SENHOR TE ESPERA!!!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Evangelizashow

RCC realiza Evangelizashow na Praça da Matriz

Acontecerá no próximo dia 14 de agosto (sábado) mais um Evangelizashow promovido pela RCC (Renovação Carismática Católica) de São José do Alegre. O evento acontecerá na Praça Nestor Daniel de Carvalho (centro da cidade) a partir das 20:00 e terá a presença do ministério de música TRILHOS DO CÉU.
Marcos Giovani, coordenador da RCC em São José do Alegre disse:"Será um momento de muita música, louvor e um tempo especial onde Deus nos permite estar em oração e comunhão com nossa Igreja, um espaço para os jovens sentirem que ser feliz neste mundo ainda é possível sem se afastar das Graças de Deus".

Que a verdadeira Paz de Jesus Sempre alcance seu coração

Semana da Família 2010

REFLEXÃO:

EFÉSIOS
Capítulo 5
21Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo. 22As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, 23pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. 24Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, 26 para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja - 30 porque somos membros de seu corpo. 31 Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (Gn 2,24). 32 Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja. 33 Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.
Pense e Reflita sobre isso!!!

Agosto, Mês das vocações

Quando Deus Chama, Ele mesmo nos capacita


Vocação é um chamado do Senhor. É Deus quem chama e envia. A iniciativa é toda de Deus.
“Não fostes vós que me escolhestes mas eu vos escolhi e vos designei para que vades e produzais frutos e o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16).
Deus quando chama, Ele leva em conta toda a sua pessoa, a começar pelo nome, passando pela sua família e pela sua história. Nada fica de lado em sua vida.
Quando Deus chama, Ele mesmo o capacita para aquilo para o qual está o chamando. Por isso, não precisamos ter medo porque a iniciativa é toda do Senhor. A nossa parte é responder dizendo “sim” e nos colocando inteiramente à disposição d’Aquele que nos chama.
A vocação afeta a pessoa no mais profundo do seu íntimo e quando somos afetados por esse chamado não temos como dizer “não”; a nossa resposta sempre será “sim”!


Qual é a sua missão? A que você é chamado hoje?

Não diga que aquilo que faz hoje não é um chamado; não é uma missão! Não diga que você não é capaz; porque quem nos capacita é Deus. O chamado foi um presente d’Ele aos discípulos e na Palavra não está escrito que eles estavam capacitados para a missão que iriam receber. Ao contrário, todos corriam o risco de fracassar, de não dar conta; mas, o segredo está em confiar e se abandonar nas mãos d’Aquele que chama, capacita e envia. Quem é chamado recebe a autoridade espiritual e o conforto da presença constante do Senhor.
Toda a graça da vocação de ser pai, de ser mãe, padre, missionário, freira, político, seja lá o que for, se é Deus quem chama toda a graça para executar a vocação vem d’Ele. Quem foi chamado só precisa responder a essa iniciativa amorosa de Deus, como Maria, que disse: “Eis-me aqui, faça-se a Tua Vontade”.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Festa de São José 2010

APROXIMA-SE O DIA DA FESTA DO PADROEIRO SÃO JOSÉ
A festa de São José, é a maior e mais tradicional festa da cidade. O evento tem a finalidade de homenagear o patriarca São Jósé, padroeiro da cidade. A programação social da festa sempre foi bem variada, com barracas de salgados e bebidas, leilão de gado, feira livre, festival de prêmios, com shows musicais e sorteio de prendas e assados, que também são realizados com sucesso de público.
O evento que vem crescendo ano após ano, atraí turistas da região e de outros Estados de Brasil.Segundo estimativas dos festeiros, o evento espera receber cerca de 6 a 8 mil pessoas durante os dias da festa.
Confira a programação:


Administrador Paroquial:
Pe. Dr. Alzir Sales Coimbra
Festeiros:
Maria do Carmo Oliveira Costa (Chu),
Flávio de Oliveira Costa e sua esposa Marlene Carvalho Oliveira Costa

terça-feira, 6 de julho de 2010

SANTAS MISSÕES POPULARES

Encontro em três corações reúne lideres das Santas Missões


(Almeí, Giovani e Zé Carlos)
Aconteceu no último final de semana (03 e 04 de julho) na cidade de Três Corações o encontro para formação de lideres das Santas Missões Populares. Almeí, Giovani e José Carlos estavam presentes e receberam muitas informações para transmitirem à nossa comunidade.
Nossos lideres estão animados nessa MISSÃO. "É uma tarefa árdua, mas que daremos nossos esforços físicos e espirituais, para que elas se realizem plenamente. Precisamos "SACUDIR" nosso povo, para que ele vivencie melhor os ensinamentos de Jesus de Nazaré", disse José Carlos.

E você já PENSOU NISSO?!
Para mais informações procure o escritório paroquial ou a Coordenação das Santas Missões Populares em São José do Alegre. E lembre-se: "A Igreja recebeu a missão de levar o evangelho até os confins do mundo. Para isso, muitos sacrificaram a própria vida, como Pedro e Paulo. Para evangelizar a igreja precisa de alguém que lidere e coordene, como fez Pedro, o primeiro Papa. Evangelizar supõe coragem e audácia, ir onde ninguém foi, como fez Paulo."

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Santa Missões Populares

Comissão Coordenadora das Santas Missões Populares se reúne para preparativos

José Carlos (em pé), Marcos Giovani, José Benedito (Presidente do CPP) e Almeí (sentados)

Reuniram-se no último dia 03 do corrente mês no escritório paroquial os membros da comisão coordenadora das Santas Missões Populares (SMP) que serão realizadas nos próximos 5 anos - 2010/2011/2012/2013/2014.
Segundo a comissão a Diocese da Campanha será dividida em 15 áreas missionárias, cidades mais próximas e acontecerão em três etapas:
- Sonhar/ Namoro
- Experimentar o sonho/ Noivado
-Executar o sonho/ Casamento
Para a realização das Santas Missões Populares a paróquia de São José em São José do Alegre, será dividida em 3 (três) setores maiores: Centrais (Centro da cidade), vicinais (Periferia da cidade) e Rurais (bairros fora da cidade).
A comissão prevê ainda a realização de 3 (três) retiros Paroquiais e Diocesanos, onde os leigos pudessem acordar, saborear e continuar saboreando as delícias da Palavra de Deus.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Eu missionário!?

Para ser missionário deve-se ter coragem de dividir o tempo com os outros. Onde quer que seja, levando a paz e pregando o amor de Deus nas mais diferentes culturas.
O missionário é aquele que está disposto a ir onde há necessidade de alguém que ofereça seus dons e sua vida ao serviço dos mais necessitados.
Vejo também o espírito missionário nas diversas pessoas que atuam em nossas paróquias como catequistas, como agentes vocacionais, em tudo que a comunidade precisa.
O missionário é aquele que arruma a sua mala e vai levar adiante o propósito de nosso irmão Jesus Cristo, o salvador da humanidade, deixando sua pátria, sua família, mas acreditando na vitória daquele que afirmou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".
O missionário alegra a muitos com seu serviço generoso e faz o Reino de amor acontecer.
PENSE NISSO!!!

Junho - Mês do Sagrado Coração de Jesus


A devoção ao Sagrado Coração de Jesus consiste primariamente na consideração e aceitação da inexaurível fonte de misericórdia e de amor de Deus por nós através do coração trespassado de Cristo. O Sagrado Coração de Jesus simboliza o amor de Deus por nós de maneira humana, concreta, profunda e atrativa.Esta devoção nasceu primeiramente no século XII.Enquanto os teólogos, como S. Boaventura, deram o nome a esta devoção, ela foi propagada primariamente através das experiências e dos escritos dos místicos, como Santa Matilde de Madburgo, Santa Juliana da Noruega e Santa Catarina de Sena.No século XVII teve um grande incremento e muita popularidade e foi objeto de uma especial devoção.Tanto S. Francisco de Sales como S. João Eudes, foram os grandes promotores.A religiosa Visitandina Santa Margarida Maria Alacoque teve visões especiais do Sagrado Coração de Jesus em (1673-1675) em Paray-le-Monial e recebeu um conjunto de 12 promessas que viriam a ter uma grande influência na devoção popular católica ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi, na verdade, um meio providencial para a renovação da vida cristã.O Protestantismo no século XVI e o Jansenismo no século XVII haviam, com efeito, desfigurado uma das verdades essenciais do Cristianismo, o amor de Deus para com todos os homens. Tornava-se, por isso, necessário que o Espírito de amor, que dirige a Igreja, encontrasse um meio, que permitisse à Esposa de Cristo impedir a infiltração da heresia. E a devoção ao Coração de Cristo foi esse meio providencial, pelo qual o Povo de Deus reagiu contra a concepção excessivamente rigorista das relações entre Deus e o homem - concepção que, levada às suas últimas conseqüências, seria o renascer da idéia pagã de um Deus vingador e, portanto, a anulação da história da salvação e da incessante misericórdia divina.Liturgicamente, a observância da festa do Sagrado Coração de Jesus foi autorizada pela Igreja em 1765 pelo papa Clemente XIII e, a partir daí, difundida pelos papas Pio IX, Leão XIII, e Pio XI.Em 1856 Pio IX (1846-1878) estendeu a festa do Sagrado Coração de Jesus a toda a Igreja.Em 16 de Junho de 1875, consagrou o mundo católico ao Sagrado Coração de Jesus.Em 1928 Pio XI (1922-1939), definiu a festa do Sagrado Coração como a característica do seu tempo.Em resposta às visões da irmã Droste-Vishering, e seguindo o exemplo do seu antecessor, Leão XIII, no Ano Jubilar de 1900, consagrou de novo a raça humana ao Sagrado Coração de Jesus.- Depois da reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II a festa do Sagrado Coração de Jesus começou a ser celebrada como Solenidade na Sexta-Feira da segunda semana depois do Pentecostes.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Reforma da plataforma do relógio da matriz


No dia 5 de junho de 2010, atendendo ao pedido do Administrador Paroquial Pe. Alzir Sales Coimbra, o Sr. Amauri Aleixo, da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ponte Lourenço Velho, juntamente com seus irmãos Cláudio, Flauzino, e com os sobrinhos Wesley e Álisson, contando com a colaboração de Rubens (Chumbinho) e do Zezinho (sacristão), reformaram a plataforma onde está fixado o relógio da torre da Igreja Matriz.


A plataforma, onde se faz a manutenção do relógio, encontrava-se em situação muito precária, trazendo sérios riscos para o atual responsável pela manutenção do relógio, ou seja, o Sr. Zezinho. Nossa Paróquia agradece à família Aleixo a doação da madeira, a colocação de óleo anti-caruncho e a mão-de-obra gratuita para essa reforma, que agora traz mais tranquilidade para todos em termos de segurança.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Reflexões dominicais


11º Domingo do Tempo Comum
Quem ama perdoa!

No livro de Samuel, o autor deixa claro o amor de Deus que não hesita em perdoar os pecados, mas deixa visível que todo ato tem consequências. Deus tinha cumulado Davi com todas as bênçãos e graças. Davi, porém, se deixa levar pela situação privilegiada que gozava e se esquece de sua aliança com Deus; tomado pelo egoísmo se afasta cada vez mais dos caminhos do Senhor. Mas Deus, na sua infinita misericórdia intervém mandando o profeta Natã a Davi, para acordar sua consciência adormecida. Davi, reconhecendo seu pecado, arrepende-se com sinceridade e é perdoado por Deus. Mas o próprio Deus o adverte de que toda falta deixa consequências por onde passamos e essas faltas precisam ser corrigidas. Perdoado, Davi volta a governar com dignidade seu povo, respeitando as leis de Deus; o perdão reconduz a pessoa arrependida ao caminho da vontade divina.
São Paulo escrevendo aos Gálatas, revela que Jesus, que é o próprio amor, veio para se sobrepor à lei. A lei não pode ser maior do que o amor a Jesus; a justiça vem pela lei, mas o amor vem pela fé no Cristo ressuscitado. A salvação não provém da observância da lei, mas do amor gratuito de Deus. Deus nos amou por primeiro. A vida, iluminada pela fé no Filho de Deus, que morreu por nós, torna-nos verdadeiramente livres.
No evangelho, São Lucas destaca profundamente a misericórdia de Deus para com os que se arrependem de seus pecados e buscam no Cristo à volta ao Pai. Ele coloca, lado a lado, o fariseu, homem de posses e de bom nome, e a pecadora, mulher sem nome que vem das ruas. O fariseu, em seu comodismo, e orgulhoso por receber Jesus em sua casa, se esquece de fazer as honras ao receber o convidado. Mas a pecadora por não ter nada, mas que traz em si o principal, o coração arrependido, reconhece no Mestre a sua única saída. É justamente por reconhecer no Cristo a porta para Deus que ela se prostra diante do Mestre e começa a lavar-lhe os pés com suas lágrimas. Quando o permitimos, a misericórdia divina penetra o mais profundo do nosso ser e nos faz criaturas novas capazes de se prostrarem, e de verem com os olhos do coração e não com os olhos do mundo.
Ainda temos muitos “Davi” pelo nosso mundo, nos quais o poder a riqueza os deixam cegos impedindo-os de verem no outro o amor de Deus. Mas temos também muitos “Nata” tentando acordá-los: a Palavra de Deus, os sacramentos, a Igreja. Aquele que não descobre, como São Paulo que somente Deus e sua graça podem nos realizar profundamente e nos levarem a uma vida plena, corre o risco de perdê-la definitivamente. Hoje em dia, é comum vermos pessoas condicionadas às regras, aos ritos e acabam deixando de lado as pequenas coisas que agradam a Deus: receber com alegria e honra o Senhor que chega. Prostrar-se é um ato muito difícil para o orgulhoso, pois é reconhecer que errou, é voltar atrás. Para o pecador arrependido é o desabrochar da alma, é o libertar-se da escravidão do pecado, é a felicidade do encontro com seu Senhor, é a vida nova tão esperada. “ O perdão é o antídoto da perda da alma.”

Pascom – Pastoral da Comunicação
wwwparoquiasjalegre.blogspot.com
pascomsjalegre@gmail.com

terça-feira, 1 de junho de 2010

Restauração do Relógio da Torre da Matriz

A Restauração

A Relojoaria Amaral, de propriedade do Sr. João Amaral Silva, residente na cidade de Pouso Alegre, especializada em relógios de torres de igrejas, restaurou, entre os dias 19 de Março a 1º de Maio de 2010, o relógio da torre da Igreja Matriz de São José do Alegre.

A coincidência das datas foi algo extraordinário. O relógio foi para o conserto no dia de São José, esposo de Maria, e foi devolvido também no dia de São José Operário. Pura coincidência? Desejo do Santo? Certamente, o relojoeiro não pensou na coincidência das datas.


Pelo custo de R$ 4.500,00, foram realizados os seguintes serviços: embuchamento (confecção de novas buchas em bronze); restauração das pontas dos eixos; troca das “gaiolas” de todos os eixos (por onde deslizam os dentes das engrenagens); desempenamento dos eixos; restauração dos dentes da roda de escape; restauração do mecanismo de batida das horas; limpeza e ajuste no mecanismo do ponteiro externo; limpeza e ajuste do martelo do sino; dentre outros serviços realizados na oficina da Relojoaria Amaral.

As novas peças confeccionadas para o relógio mantêm todas as características das originais, assim como seu material, preservando a originalidade e o valor histórico do relógio.

A cidade agora pode dormir em paz, acordando de madrugada para ouvir as suaves badaladas deste relógio que deve ter muitas estórias alegres e tristes para contar...

Pe. Alzir Sales Coimbra

MENSAGEM DO ADMINISTRADOR PAROQUIAL

Junho chegou. De manso, com esse frio que parece congelar a própria alma. Tempo de festanças, de aconchego familiar e de uma boa dose de vinho tinto para esquentar as veias. Vamos às festas! Pois não serão poucas neste mês: Corpus Christi, Santo Antônio, Dia dos Namorados, Dia do Sagrado Coração de Jesus, e de São João com as fogueiras iluminando as noites de nossos quarteirões. Se no Carnaval as ruas são tomadas pelo calor do samba, em junho, são as fogueiras de São João que, com suas labaredas subindo para o céu, aquecem foliões, bêbados e enamorados. No Dia de Corpus Christi, as ruas, enfeitadas com roupas novas para o sagrado cortejo do Ressuscitado, nos convidam para pensamentos mais elevados ou para estradas que conduzem ao Infinito. Santo Antônio, santo simpático, não se aposentou, continua dando expediente e abençoando solteironas encalhadas, que ainda não perderam a esperança de conseguirem um bom casamento. Mas é bom que se diga que santo casamenteiro nestes tempos difíceis não tem tido muita ocupação. O dia dos namorados chega meio sem graça! Lá isso é verdade! Com tanto namoro por aí ao longo de 365 dias para que mais um dia especial? A festa do Sagrado Coração, celebrada no ambiente recolhido de nossas igrejas e oratórios, é um convite para se fugir das ilusões passageiras da vida ou para se redimensionar valores que a juventude, em sua busca de prazeres, costuma aceitar como se fossem eternos. Resta-nos, enfim, lembrar a sabedoria do autor de Eclesiastes que, considerando tudo vaidades das vaidades, pelo menos, nos despertou o gosto pelas coisas boas da vida: “Então cheguei a esta conclusão: a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a curta vida que Deus lhe deu é comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com o seu trabalho. Essa é a parte que cabe a cada um” (Ecl 5,18).

Pe. Alzir Sales Coimbra

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Percurso da Procissão de Corpus Christi



[link=http://www.mensagens-online.com]
[/link]

[b]Mais recados? http://www.mensagens-online.com[/b]


clique na imagem para ampliar




[link=http://www.recado-especial.com]
[/link]

[b]Mais recados? http://www.recado-especial.com[/b]

terça-feira, 25 de maio de 2010

Missões Populares 2010

EU MISSIONÁRIO???


Missionário!
Aquele que se dispõe
a levar a Boa Nova
de Jesus Cristo a todos!
Você já pensou sobre isso???

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pentecostes


Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre. Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.
A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).
No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.
Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.
Podemos notar a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos". O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão.
Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.
O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.