segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mês da Biblia

SETEMBRO - MÊS DA BIBLIA


Estamos no mês de setembro, temático mês da Bibilia, que neste ano sugere para a reflexão nacional o livro de Jonas e nos recorda o envio de todos nós para evangelizar nas cidades.
Bíblia é a revelação de Deus numa linguagem humana e compreensível para todos, através de séculos. Muito embora tenha sido escrita durante longos períodos não contínuos ela apresenta-se como uma unidade perfeita. E também entre seus diversos autores, mesmo que não tenham se conhecido, existe uma harmonia e coerência iluminadas pelo Espírito Santo, o autor principal da Bíblia.

6 comentários:

  1. Pe. Dr. Alzir Sales Coimbra, Administrador Paroquial de São José do Alegre e Professor de Sagrada Escritura na Faculdade Católica de Pouso Alegre, participou do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa Bíblica, promovido pela Associação Bíblica, e realizado, entre os dias 13 e 15 de setembro pp., na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). O tema do Congresso foi “Bíblia, mito e história: considerações sobre literatura, método e transdisciplinariedade”. Neste Congresso, Pe. Alzir apresentou a Comunicação Livre intitulada: “Amós 5,26: um pasticcio de problemas textuais, históricos, mitológicos e deuteronomísticos? Uma síntese parcial da história da pesquisa.” A presente comunicação livre é apenas uma síntese parcial da história da interpretação de Amós 5,26, um dos versículos mais difíceis no Livro de Amós tanto do ponto de vista textual quanto teológico. As dificuldades na leitura do Texto Massorético e da Septuaginta, a suposta situação histórica subjacente ao versículo, o elemento mitológico em torno da divindade acádica kayyamānu e o influxo deuteronomístico na redação final de Amós constituem um verdadeiro pasticcio que até hoje espera por uma solução satisfatória na história da interpretação bíblica.

    ResponderExcluir
  2. Nosso Administrador Paroquial Pe. Dr. Alzir Sales Coimbra, a convite do Sr. Arcebispo de Uberaba, Dom Aloísio Roque Oppermann, ministrou um curso de Atualização Teológia para o Clero de Uberaba entre os dias 21 e 23 de setembro pp. Pe. Alzir apresentou o livro do Apocalipse de João a partir da perspectiva da missão profética nas comunidades joaninas.

    ResponderExcluir
  3. Com a assessoria do Pe. Dr. Alzir Sales Coimbra, a Paróquia de São José do Alegre estará iniciando no dia 27 de setembro um curso sobre o Livro de Jonas para catequistas, Agentes de Pastoral, participantes de movimentos e todos os paroquianos interessados. As duas últimas etapas acontecerão nos dias 4 e 18 de outubro.

    ResponderExcluir
  4. Mês da Bíblia. Realizamos no dia 27 de setembro, o primeiro encontro, de uma série de três, sobre o Livro de Jonas. Compareceram pessoas de todas as Pastorais e Movimentos, além de outros interessados no assunto. O salão paroquial ficou repleto. A animação tomou conta do debate sobre religiões e concepções religiosas diferentes, um dos temas do livro de Jonas. Levantou-se a questão da relação entre Espiritismo e Cristianismo, o que evidenciou o fato de que, de modo geral no Brasil,muitas pessoas ainda fazem confusão em torno do assunto, como se fosse possivel a alguém ser espírita e cristão ao mesmo tempo. A nós pareceu clara a necessidade de se promover na paróquia um curso sobre Espiritismo, para que as pessoas, que talvez tenham alguma dúvida, possam tomar sua decisão clara de fé, ou seja, ser cristão ou ser espírita. Não dá para ficar com um pé na praia e outro no mar. Nosso próximo encontro bíblico sobre o Livro de Jonas será no dia 4 de outubro, segunda-feira, às 19h30, desta vez, na Igreja Matriz. Você está convidado. Não perca!
    Pe. Alzir Sales Coimbra / Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não compareci a este primeiro encontro, quando o Pe. Alzir fez certamente uma bela palestra sobre alguma coisa do livro Jonas, o menor talvez do Primeiro Testamento.Os próximos encontros não perderei. Serão nos dias 4 e 18 de outubro. Não deixe de comparecer para conhecer um pouco mais este interessante livro bíblico, cujo teor teológico de uma profundidade muito intensa, que se aplica, com certeza, aos dias de hoje.

    Prof. JCBarbos

    ResponderExcluir
  6. Para quem se aprofundar um pouco mais neste pequeno livro de Jonas, é só consultar a Revista Pastoral do mês de setembro, próximo passado,conde se encontram alguns artigos muito bons relativos a este livro canônico do Primeiro Testamento.

    Prof. JCBarbosa

    ResponderExcluir