segunda-feira, 16 de maio de 2016

Amor de Deus para com os homens – A missão do Espírito Santo.


Amor de Deus para com os homens – A  missão do Espírito Santo.
.
A
ntes de partir desta terra, o divino Redentor prometeu várias vezes aos apóstolos, que, uma vez voltado para o céu, havia de pedir ao Pai lhes mandasse outro Consolador;
O Espírito de verdade, que ficaria sempre com eles. Eis que hoje, dia de Pentecostes,  Jesus cumpre fielmente a sua promessa.
Refere São Lucas que, quando se completaram os dias de Pentecostes, todos os discípulos estavam juntos no mesmo lugar e perseveravam unanimemente na oração, juntamente com Maria Santíssima, a Mãe de Jesus.
.
E veio de repente do céu um ruído, como de vento que soprava com ímpeto, e encheu toda a casa onde estavam reunidos.
.
E lhes apareceram repartidas umas como línguas de fogo que sobre cada um deles.
.
E foram todos cheios do Espírito Santo, começaram a falar em várias línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
.
Consideramos aqui o amor que Deus nos mostrou em tão sublime mistério, porquanto no sacramento da Confirmação nós também recebemos o mesmo Espírito Santo;
O Consolador, que Maria Santíssima e os apóstolos receberam tão abundantemente e de um modo tão admirável, naquele dia.
O pai Eterno, não satisfeito de nos ter dado seu Filho divino, quis ainda  dar-nos o Espírito Santo, afim de que habitasse sempre em nossas almas e conservasse aceso nelas o fogo sagrado do amor.
.
O mesmo faz o Filho Eterno, não obstante os maus tratos que os homens lhe infligiram na terra.
.
O Espírito Santo desceu ao Cenáculo em forma de línguas de fogo, para nos ensinar que por nosso amor assumiu o ofício de dirigir as línguas dos apóstolos e dos seus sucessores, no ensinamento do caminho do céu.
Apareceu também em forma de chamas, para insinuar que alumiará os espíritos, purificará os corações e estimulará as vontades de todos os fiéis, para trabalharem na santificação própria e na dos outros.
Oh! Que grande amor da Santíssima Trindade.
Amor se paga com amor. Visto, pois, que no grande acontecimento deste dia toda a Santíssima Trindade se esmerou em nos patentear o amor que Deus  nos tem, justo é que o amemos com todas as nossas forças.
.
Divino Espírito Santo.
Roguemos, portanto, ao Espírito Santo queira acender em nossos corações as chamas sagradas da gratidão.
Ó Espírito Santo, divino Paraclito, santificador das almas, consolador dos que lutam para perseverar na verdadeira fé, eis-me aqui prostrado em vossa presença, para Vos adorar com a mais perfeita submissão.
Creio firmemente que sois Deus eterno, da mesma substância com o Pai e o Filho divino, e amo-Vos com todos os meus afetos sobre todas as coisas.
Ingrato e insensível a vossas santas inspirações, tantas vezes Vos ofendi pelos meus pecados. Peço-Vos humildemente perdão, e pesa-me sumamente ter-Vos desagradado, ó Bem supremo.
Ofereço-Vos o meu pobre coração e peço-Vos queirais purificá-lo com a água de vida eterna, e fertiliza-lo com o orvalho celestial, afim de que seja morada digna de Deus e só em Deus ache repouso.
.
Abrasai-me  de vosso santo amor; prendei-me com os laços da caridade; dai-me forças contra os espíritos malignos.
.
Enriquecei-me com todos os vossos dons celestiais, assim como enriquecestes a alma de Maria Santíssima e dos santos apóstolos.
.
A mesma graça peço-a de Vós, ó Eterno Pai.
Vós, que no presente dia ensinastes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos pelo mesmo Espírito o conhecimento e o amor do que é reto, e que sempre gozemos da sua consolação. Fazei-o pelo amor de Jesus e Maria.
.
.
Fonte: Retirado do livro Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório. Tomo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário