terça-feira, 25 de abril de 2017

O que significa a palavra Aleluia

E por que é usado tanto durante a Páscoa?

Durante os 40 dias de Quaresma a palavra “Aleluia” desapareceu da liturgia da Igreja. Nunca é dito nem uma vez. Então durante a Vigília Pascal, o padre entoa o grande Aleluia e parece que a Igreja não pode parar de repetir esta palavra repetidamente. Por que é que?
O que isso significa de qualquer maneira, e por que ele está tão intimamente associado com a estação da Páscoa?
Aleluia (às vezes escrito “Hallelujah”) é enraizado em uma expressão hebraica que significa “louvar o Senhor”. É encontrado na maioria das vezes como um tipo de antífona que é repetido no final dos Salmos. Encontra-se também no livro de Tobit, onde é referenciado como um hino de louvor a ser cantado na nova Jerusalém.
As portas de Jerusalém serão construídas de safira, e de esmeralda, e todas as suas paredes em redor de pedras preciosas. Todas as suas ruas serão pavimentadas com pedras brancas e limpas; e Aleluia será cantada em suas ruas. (Tobias 13,22)
Não surpreendentemente, também é encontrado no livro do Apocalipse.

Depois destas coisas ouvi como se fosse a voz de muita gente no céu, dizendo: Aleluia. Salvação, e glória, e poder é para o nosso Deus. Porque os seus juízos são verdadeiros e justos, que julgou a grande prostituta que corrompeu a terra com a sua prostituição, e vingou o sangue dos seus servos, às suas mãos. E novamente disseram: Aleluia. E a sua fumaça sobe pelos séculos dos séculos. E os vinte e quatro anciãos, e os quatro seres viventes, caíram e adoraram a Deus que estava assentado sobre o trono, dizendo: Amém; Aleluia. E uma voz saiu do trono, dizendo: Louvai ao nosso Deus, todos os seus servos; E vós que o temeis, pequenos e grandes. E ouvi como a voz de uma grande multidão, como a voz de muitas águas e como a voz de grandes trovões, dizendo: Aleluia: porque o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso, reinou. Alegremo-nos e exultemos, e glorifiquemos-lhe; Porque o matrimônio do Cordeiro chegou, e sua mulher se preparou. (Apocalipse 19, 1-7)
São Jerônimo é responsável pela tradução da expressão hebraica para a palavra “Aleluia” na Vulgata Latina, que foi usado na liturgia romana. É e sempre foi uma expressão de louvor, glorificando a Deus pela sua bondade. Por esta razão Alleluia está intimamente associado com uma época de alegria, e está em contraste com a atitude penitencial sombrio da Quaresma.
A Páscoa é um período de grande alegria e exultação, e cantando Aleluia é o caminho da Igreja para destacar esta realidade, continuamente dando louvor e honra a Deus.
Então, se você precisar de uma curta oração que louve a Deus, simplesmente diz: “Aleluia!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário