sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Nossa Caminhada



Às vezes nos sentimos meio perdidos, sozinhos e sentimos a necessidade de buscar novos caminhos para nossas vidas... Nessa caminhada, encontramos muitas pedras que lapidadas transformam-se em uma joia preciosa: a experiência!

Encontraremos pessoas mais novas... E com elas reaprenderemos a inocência perdida... Encontraremos pessoas mais idosas... E com elas aprenderemos a ser maduros...Aprenderemos que o fogo que queima também esquenta as noites de frio...

Em algum momento nossa caminhada será interrompida e aprenderemos que foi apenas uma pausa para o descanso da alma...Às vezes achamos que perdemos algumas pessoas, mais depois percebemos que elas é que nos perderam.

Sentiremos medo e solidão, mas encontraremos sempre a mão amiga daquele que foi crucificado por nós...E se achamos que a caminhada é longa demais, temos a garantia do abraço sempre aconchegante daqueles que também dariam a vida por nós: nossos pais.

Ao final desta grande caminhada que se chama VIDA, perceberemos que o que realmente importa são aquelas coisas que podemos carregar dentro de nossos corações. Portanto, guarde somente os bons sentimentos. Assim chegaremos com o coração leve e a mala cheia de boas lembranças...

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Dificuldades


Saiba que, se Deus colocou uma dificuldade em sua vida, seja ela qual for, é porque Ele sabe que você tem força para ultrapassar este obstáculo. Ele apenas coloca situações em que somos fortes o suficiente para aguentarmos e, também, quando precisamos aprender alguma nova lição. Assim, tenha sempre certeza de que, se você aceita a presença de Deus a seu lado, será capaz de vencer até mesmo as maiores dificuldades.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Salmo 87 (88)


- Clamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, minhas mãos para vós se levantam em prece. Para os mortos, acaso, faríeis milagres? poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?
R: Chegue a minha oração até a vossa presença! 

- No sepulcro haverá quem vos cante o amor e proclame entre os mortos a vossa verdade? Vossas obras serão conhecidas nas trevas, vossa graça, no reino onde tudo se esquece?

R: Chegue a minha oração até a vossa presença! 

- Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, minha prece se eleva até vós desde a aurora. Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh'alma? E por que escondeis vossa face de mim?

R: Chegue a minha oração até a vossa presença!

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Deus tem um propósito



Deus planejou os mínimos detalhes no dia em que criou o firmamento. E planejou com o mesmo cuidado cada detalhe de seu nascimento.

Sabia a cor dos seus olhos, a textura dos seus cabelos, os acontecimentos dos seus dias. Cada como, quando e onde.

E Deus tem um plano perfeito – desde a eternidade – para tocar outras vidas através da sua vida.

Porque Deus te abençoa com Suas dádivas sem medida, com o bem mais duradouro, pois considera sua vida o mais precioso tesouro.

Você é parte do plano de Deus!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Oração do Trabalho



Senhor!
Ensina-nos a trabalhar mais, produzindo mais, e a produzir mais, a fim de conquistarmos recursos maiores, para distribuir o auxílio sempre mais amplo de Tua Misericórdia.
E ensina-nos, Senhor, a descansar menos, pedindo menos, e a pedir menos, a fim de pesarmos menos em nossos semelhantes, para exigir menos, de modo a nos sentirmos menos fracos para servir em Tua Bondade.
Senhor!
Tanto quanto nos seja possível receber, concede-nos mais trabalho para sermos mais úteis e que sejamos sempre menos, diante de Ti, a fim de que estejas mais em nós, hoje e sempre.
Assim seja.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Jesus não faz nada pela metade


O Papa refletiu sobre o milagre da multiplicação dos pães. Francisco afirmou:

“Assim era Jesus, sempre com a compaixão. Sempre pensando nos outros”.

O Papa destacou uma reação de Jesus diante da multidão:

“Jesus não é frio, não tem um coração frio. Jesus é capaz de se comover”.


Silêncio

Todavia – recordou o Papa – mesmo sentindo-Se ligado à multidão e sem querer que essa vá embora, Cristo tem necessidade de momentos de solidão, “de oração com o Pai: e muitas vezes passa a noite rezando ao Pai”, disse Francisco.

E, assim, mais uma vez, Jesus se dedica ao povo. “A sua compaixão não é um sentimento vago; mostra toda a força da Sua vontade de estar próximo a nós e de nos salvar”.

“Nos ama muito, Jesus, e quer estar próximo a nós”.

Nascer e renascer

Ao reiterar que o “Senhor vai ao encontro das necessidades do homem”, mas que, todavia, quer que cada um de nós participe concretamente da sua compaixão, o Papa traçou um paralelo entre o milagre dos pães e a Eucaristia.

“A comunidade cristã nasce e renasce continuamente desta comunhão eucarística” – prosseguiu o Papa – “Jesus quer chegar a todos, para levar a todos o amor de Deus. Por isso, faz de cada fiel um servidor da misericórdia”.

“Assim, Jesus vê a multidão, sente compaixão, multiplica os pães – e o mesmo faz com a Eucaristia – e nós fiéis que recebemos este dom, somos incentivados por Jesus a levar este serviço aos outros, com a mesma compaixão de Jesus”.

Tudo!

O Papa então conclui sua reflexão recordando que todos ficaram saciados.

“Quando Jesus com a sua compaixão, com o seu amor nos dá uma graça, perdoa os nossos pecados, nos abraça, nos ama, nunca faz pela metade. Tudo! Como aconteceu aqui. Todos se saciaram. Jesus preenche o nosso coração, a nossa vida, do seu perdão, da sua compaixão”.

Fonte: Rádio Vaticano / Audiência Geral

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Viva a plenitude de sua vida



Muitas pessoas querem viver a vida como se não houvesse amanhã, no entanto, viver uma vida plena não quer dizer que você deva viver tudo o que acha certo. Lembre-se de que viver a plenitude de sua vida é vivê-la completamente, é buscar alcançar os bons momentos que vão deixá-lo feliz e, assim, ajudar a conquistar a plenitude.

Dizemos que “Tudo posso n’Aquele que me fortalece”. O “tudo posso” é referente a viver a vontade de Deus em sua vida, e não viver a sua vontade e dizer que foi Deus quem mandou. Cuidado com as atitudes que você tem e não fique dizendo ser vontade de Deus quando na realidade não são. Viver a plenitude é viver dentro dos limites corretos.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

O sentido da vida


A vida tem duas faces: positiva e negativa.

O passado foi duro mas deixou o seu legado, saber viver é a grande sabedoria. Que eu possa dignificar minha condição de mulher, aceitar suas limitações e me fazer pedra de segurança dos valores que vão desmoronando.

Nasci em tempos rudes aceitei contradições, lutas e pedras como lições de vida e delas me sirvo, aprendi a viver.

Não sei se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.


Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.

E isso não é coisa do outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.

Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.

A verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos mesmo quando todos dizem que ele é impossível. Fechei os olhos e pedi um favor ao vento: leve tudo que for desnecessário. Ando cansada de bagagens pesadas... Daqui para frente levo apenas o que couber no bolso e no coração.

Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério;

é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.

Cora Coralina

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Ame o seu próximo


Existem pessoas que estão precisando de um aperto de mão, um sorriso ou um abraço apertado. Existem pessoas que não carregam mais o brilho da esperança no olhar, que perderam a fé e deixaram os seus sonhos e planos escaparem por entre os dedos. Existem também pessoas carentes de amor que vivem pela dor, que passam as noites tendo o céu como o seu teto e o frio como companhia, que vivem de restos tanto para comer como para se manter de pé. 

É preciso deixar de olhar somente pra si e olhar para quem está ao seu lado, estender a mão sem esperar por algo em troca e ajudar quem necessita de ajuda. É necessário se doar pelo próximo e perceber que podemos transformar as lágrimas de tristezas de alguém em lágrimas doces de alegria. Não podemos dar a solução para os problemas, mas podemos fazer surgir sorrisos em alguns rostos cansados. As mudanças, por menores ou maiores que sejam, quem faz somos nós.

BOM DIA E UMA EXCELENTE SEMANA ABENÇOADA PELAS MÃOS DO NOSSO CRIADOR!
Amém...

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

5 obstáculos que impedem de sentir a real presença de Deus - Papa Francisco


“É a misericórdia que salva”. Inspirado nesta afirmação do Evangelho de Mateus, o Papa Francisco conduziu a Audiência Geral de quarta-feira (7/9) e citou a dúvida da “noite escura no coração” de João Batista, que não entendia o “estilo muito diferente” de agir de Cristo – “o instrumento concreto da misericórdia do Pai”.

“A justiça que João Batista colocava ao centro da sua pregação, em Jesus se manifesta em primeiro lugar como misericórdia. Esta passa a ser a síntese do agir de Jesus, que desta maneira torna visível e tangível o agir do próprio Deus”.

Uma mensagem muito clara também para a Igreja, afirmou o Papa:

“Deus não mandou seu Filho ao mundo para punir os pecadores tampouco para destruir os maus. A eles é feito o convite à conversão para que, vendo os sinais da bondade divina, possam reencontrar a estrada do retorno”.

Ao recordar novamente o Evangelho de Mateus, no trecho em que Jesus diz “bem-aventurado aquele que não vê em mim motivo de escândalo”, o Papa explicou que “escândalo significa obstáculo”.

“A advertência de Jesus é sempre atual: também hoje o homem constrói imagens de Deus que lhe impede de sentir a sua real presença”.


A partir desse aviso, Francisco elencou 5 destes obstáculos atuais:

1. “Alguns tecem uma fé ‘faça você mesmo’ que reduz Deus ao espaço limitado dos próprios desejos e das próprias convicções. Mas esta fé não é conversão ao Senhor que se revela, ao contrário, impede-O de provocar a nossa vida e a nossa consciência”.

2. “Outros reduzem Deus a um falso ídolo; usam seu santo nome para justificar os próprios interesses ou até mesmo o ódio e a violência”.

3. “Para outros Deus é somente um refúgio psicológico no qual estar seguro nos momentos difíceis: trata-se de uma fé dobrada em si mesma, impermeável à força do amor misericordioso de Jesus que conduz em direção aos irmãos”.

4. “Outros ainda consideram Cristo somente um bom mestre de ensinamentos éticos, um entre tantos na história”.

5. “Finalmente, há quem sufoca a fé em uma relação puramente intimista com Jesus, anulando o seu impulso missionário capaz de transformar o mundo e a história.

“Nós cristãos acreditamos no Deus de Jesus Cristo, e o seu desejo é aquele de crescer na experiência viva do seu mistério de amor”, afirmou o Papa – e concluiu:

“Tenhamos o compromisso de não colocar nenhum obstáculo ao agir misericordioso do Pai, e peçamos o dom de uma fé grande para que também nós sejamos sinais e instrumentos de misericórdia”.


Fonte: Rádio Vaticano

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Mensagem de Deus pra você...

Conheço teu medo, a tua felicidade e os teus sonhos. Conheço tua estrada e sei exatamente o teu destino. Conheço-te por dentro…
E sem que tu tenhas que me pedir, eu entendo o que tu queres. Conheço o teu sorriso, e sei tudo que está dentro do teu coração. Conheço e te reconheço em qualquer lugar…
Sei do teu amor, da tua saudade, dos sonhos que movimentam a tua vida e da esperança que te faz lutar. Amo-te pelo que tu és, e para mim, és um ser valioso. Amo-te, mesmo quando perdes a confiança em mim. Amo-te, mesmo sem saberes… Acompanho-te desde sempre! Estou ao teu lado mesmo quando pensas que te abandonei…
Vibro em cada minuto da tua felicidade. Choro com cada lágrima tua. Sofro com toda a tua dor, e te estendo as mãos a todo momento, embora muitas vezes teimes em não me pedires ajuda, mesmo assim, continuo a te proteger…
Conheço-te e sei que és muito especial, como é especial cada filho meu, mas cada um com as suas diferenças, ainda assim o meu amor é incondicional, e ele é o maior amor do mundo. Conheço-te, porque eu te criei…
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. (Salmo 46:10)

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Papa Francisco: cristãos se olhem no espelho antes de julgar


Antes de julgar os outros, devemos olhar no espelho para ver como somos. Foi a exortação do Papa na missa matutina na Casa Santa Marta. O Pontífice sublinhou que aquilo que distingue o juízo de Deus do nosso não é a onipotência, mas a misericórdia.

O juízo pertence somente a Deus; por isso, se não quisermos ser julgados, nós também não devemos julgar os outros. Concentrando-se na leitura do Evangelho do dia, o Papa observou que ‘todos nós queremos que no Dia do Juízo, o Senhor nos olhe com benevolência, que se esqueça das coisas feias que fizemos na vida’.

Jesus nos chama de hipócritas quando julgamos os outros

Por isso, ‘se você julga continuamente os outros – advertiu – será julgado com a mesma medida’. “O Senhor – prosseguiu – nos pede para nos olharmos no espelho”:

“Olha no espelho... mas não para se maquiar, para que não se vejam suas rugas. Não, não, não é este o conselho... Olha no espelho para ver você mesmo, como é. ‘Por que olha o cisco que está no olho do seu irmão e não percebe a trave que está no seu? Como você pode dizer a seu irmão ‘Deixa eu tirar o cisco do seu olho, enquanto não presta atenção na trave que está no seu olho?’. E como nos define o Senhor, quando fazemos isso? Com uma só palavra: ‘Hipócrita’. Tira primeira a trave do seu olho, e só então, poderá ver direito e tirar o cisco do olho do seu irmão”.

Rezar pelos outros em vez de julgá-los


O Senhor, disse o Papa, podemos notar que “fica um pouco com raiva aqui”, nos chama de hipócritas quando nos colocamos no lugar de Deus”. Isto, acrescentou, é o que a serpente persuadiu a fazer Adão e Eva: “Se vocês comerem isso, vocês serão como Ele”. Eles, disse o Papa, “queriam tomar o lugar de Deus”:

“Por isso é feio julgar. O juízo é só de Deus, somente d’Ele! A nós o amor, a compreensão, rezar pelos outros quando vemos coisas que não são boas, mas também falar com eles: ‘Mas, olha, eu vejo isso, talvez ...' Mas jamais julgar. Nunca. E isso é hipocrisia, se nós julgamos”.

Em nossa opinião falta a misericórdia, só Deus pode julgar

Quando julgamos, continuou, “nós nos colocamos no lugar de Deus”, mas “o nosso julgamento é um julgamento pobre”, nunca “pode ser um verdadeiro julgamento”. “E por que – pergunta-se o Papa - o nosso não pode ser como o Deus? Por que Deus é Todo-Poderoso e nós não?” Não, é a resposta de Francisco, “porque em nosso julgamento falta a misericórdia. E quando Deus julga, julga com misericórdia”:

“Pensemos hoje no que o Senhor nos diz: não julgar, para não ser julgado; a medida, o modo, a medida com a qual julgamos será a mesma que usarão para conosco; e, em terceiro lugar, vamos nos olhar no espelho antes de julgar. ‘Mas aquele faz isso... isto faz o outro...’ ‘Mas, espere um pouco... ', eu me olho no espelho e depois penso. Pelo contrário, eu vou ser um hipócrita, porque eu me coloco no lugar de Deus e, também, o meu julgamento é um julgamento pobre; carece-lhe algo tão importante que tem o julgamento de Deus, falta a misericórdia. Que o Senhor nos faça entender bem essas coisas”.


Fonte: Rádio Vaticano

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Salmo 36 (37)


- Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.
R: A salvação de quem é justo vem de Deus. 

- Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.

R: A salvação de quem é justo vem de Deus. 

- Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos.

R: A salvação de quem é justo vem de Deus. 

- A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

R: A salvação de quem é justo vem de Deus.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Setembro mês da Bíblia


Amados irmãos e irmãs em Cristo, chegamos mais uma vez ao mês de setembro, que é dedicado a Bíblia, não que seja o mês especial para meditar, celebrar, ler e viver a Palavra, mas, o mês por excelência de refletir mais profundamente sobre a Missão na Bíblia e a Bíblia na Missão” e redescobrir o lugar de Deus na ação evangelizadora da Igreja neste tempo em mudança.

Frei Carlos Mesters, de forma muito simples e profunda fala sobre a Bíblia que deve estar no coração, na mão e na missão, (título de um dos seus livros). Logo percebemos que Bíblia é um livro que se mistura com a vida a vida se mistura com ela. Pensar missão é pensar Bíblia, do contrário não é missão de Deus.

Podemos pensar na metáfora do deserto de João Batista quando pregou preparando os caminhos do Senhor. (Mc 1,1-8)


Somos convocados a olhar à realidade a partir da mística, profecia e missão do profeta Miquéias que viveu num contexto politico, religioso, cultural e social muito desafiador provavelmente entre os anos 725 a 701 a.C. O livro do profeta nos inspira a olhar sobre a realidade atual e enxergar com os olhos de Deus o cenário mundial marcado por inúmeras realidades; migração, sofrimento, estrangulamento dos sistemas e empoderamento de uma forte ideologia de uma politização colonialista globalizada que cada vez mais, exclui mesmo que aparentemente, esteja incluindo, na realidade, o que assistimos nos últimos tempos, são as fronteiras se rompendo e o aumento dos rostos diversos de pobreza espalhados no planeta enquanto uma minoria goza sobre a miséria de milhões de pessoas que são todos os dias incluídas num sistema perverso de inclusão.

As guerras do tempo de Miquéias, são reproduzidas hoje com nova roupagem, mas, a questão sempre a mesma, a ganância pelo poder, levando ao sofrimento milhares de inocentes, enquanto os impérios se fortalecem uma multidão é ferida e excluída impiedosamente.

Temos a missão de resgatar a esperança da multidão banida pelas rodas sociais, religiosas, políticas, culturais... Devemos reconduzir o coração dos filhos ao Pai como fê-lo o profeta Elias.

A Missão que nasce no chão da Sagrada Escritura, deve ser antes de tudo, uma missão libertadora, pois, nasce do combate com as forças contrárias ao projeto de Deus libertador dos oprimidos (as).
Uma missão em saída rumo às periferias existenciais, lá onde a vida é ameaçada...

Enraizar a missão da Igreja na Tradição bíblica é correr o risco de ser crucificado, ter o mesmo destino do Mestre, que consumou sua missão no alto do calvário, recebendo a coroa de espinhos e cusparadas, todo tipo de humilhação.

Qual o lugar que a Palavra ocupa na missão que assumimos e quais o impactos positivos e negativos que a missão causa na vida das pessoas e instituições?
Frei Geraldo Bezerra de Sousa, OC
Mestrando em Missiologia pelo ITESP (Instituto Teológico São Paulo)