segunda-feira, 4 de abril de 2016

Hoje a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor. Que tenhamos a coragem e o despojamento de Maria em afirmar o nosso SIM diariamente. Paz e Bem!

ENCARNAR-SE DE DEUS NOS PEQUENOS 
“SIM” DE NOSSA VIDA ( Lc 1, 26-38 )

Hoje em toda a Igreja celebra-se a Festa da Anunciação do Senhor. A Virgem recebe a visita do anjo que lhe anuncia o projeto de Deus, e pede-lhe sua colaboração. Deus que tudo criou sem nós, agora num gesto de humildade, pede a sua criatura colaboração para realizar seu projeto de salvar toda a humanidade. Que mistério insondável de amor! A jovem e humilde Maria foi escolhida para esta grande missão, ser mãe do Salvador, ser mãe do Verbo encarnado. Deus respeita sua criatura amada, que somos todos nós. Ele se apresenta através de seu mensageiro, explica-lhe a missão, a alegria da escolha, e espera um ato livre. Ele não entra no mundo pela força, quis propor-se. Maria aceita, a proposta com humildade, reconhecendo-se pequena, diante do Mistério, abre-se, confia, não entende, mas acredita que Deus tudo pode. Ela dá seu Sim, “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”, acolhe com humildade a Vontade Santíssima de Deus. Ela encarna-se de Deus. Todo o seu ser, está repleto de Deus. Antes de ser a Mãe de Jesus, já era toda de Deus, a Encarnação é a concretização da sua fé. “Antes de gerar Jesus no seu ventre, Maria já possuía Cristo no coração”, dizia Santo Agostinho. Maria era mulher de fé, vivia na fé, caminhava na fé. A encarnação é a prova de sua fé amadurecida, esclarecida, pronta a sacrificar sua vida por amor a Deus. Tão jovem, mas de uma fé tão profunda.  A prova maior de sua fé será grandiosa como a de Abraão. No alto da cruz ela terá que oferecer-se com seu Filho, pela salvação do mundo.
O ápice de seu Sim será na cruz com seu Filho Jesus Cristo. O anjo salva Isaac da morte no alto do Monte Moriá, Maria vê seu Filho ser torturado, morto de forma cruenta, e permanece com ele aos pés da cruz, e vê seu Filho morrer, e o toma nos braços depois de morto. Permanece de pé, e se torna a Virgem dolorosa. O sim de Maria é um Sim, para toda vida, seu Sim se firma no Sim do Filho de Deus, que aceita nascer entre nós, viver entre nós e dar sua por nós. Maria é aquela que escuta, confia e engaja-se plenamente na realização da vontade de Deus. Deus espera de nós cristãos, estas mesmas atitudes e virtudes de sua Maria. Deus espera de nós: ESCUTA, CONFIANÇA E ENGAJAMENTO, ADESÃO plena a sua vontade.
Maria pela fé gera o Filho de Deus e o oferece para nossa Salvação. Pela fé somos chamados a gestar também Jesus, pelas nossas atitudes. Encarnemos o Cristo, ou melhor deixemo-lo encarnar em nós, e fazer de todos nós sua morada, discípulos autênticos do Reino.  
Rezemos o Ângelus:
O Anjo do Senhor anunciou a Maria, e ela concebeu do Espírito Santo.
Eis aqui a Escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra.
O Verbo se fez carne e habitou entre nós.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário