quarta-feira, 28 de maio de 2014

4º RETIRO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES EM VARGINHA/MG

4º RETIRO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES EM VARGINHA/MG DIA 1º DE JUNHO DE 2014 - DOMINGO

 Enfim chegou, acontecerá no dia 1º de junho, no Ginásio VTC, em Varginha, o quarto retiro Diocesano. Quase todas as paróquias realizaram os três retiros anteriores e a Grande Semana Missionária. Agora é hora de avaliar a caminhada, render graças a Deus por todo trabalho executado e pedir forças para continuar a missão.
Percebe-se um esfriamento daquele fervor que marcou o primeiro retiro, realizado em Varginha, em setembro de 2010. É compreensível, pois muitas pessoas deixaram de participar, padres e assessores de Áreas Missionárias foram transferidos, isso também contribuiu para que algumas paróquias perdessem o ritmo. Mas, ainda assim, será um grande evento, que marcará o encerramento desse tempo especial em nossa Diocese.
Vale lembrar que cada um dos retiros foi marcado por temas, gestos e símbolos, de acordo com o que está no livro das Santas Missões Populares, do Pe. Luis Mosconi. Assim, no primeiro retiro tivemos o estudo do Evangelho de Lucas, a definição de SMP, espiritualidade missionária, liturgia e blocos de atividades, que envolviam o resgate de nossa história, das pessoas que foram importantes para chegarmos onde estamos como Paróquia, Diocese e povo de Deus. Assinamos um compromisso, acendemos velas e recebemos um saquinho de sementes, propícios para o início dos trabalhos.

No segundo retiro, fizemos o estudo do Evangelho de Mateus, continuamos sobre espiritualidade missionária e as visitas, além do gesto que foi a unção dos missionários, simbolizando a força para a caminhada.
No terceiro retiro, estudamos o Evangelho de Marcos, mais sobre espiritualidade, visitas e a preparação da grande Semana Missionária, com destaque para a mensagem central que foi a conversão pessoal. O símbolo foi a entrega da cruz a cada missionário em sinal de comprometimento.
Agora, no quarto retiro, somos convidados a levar nosso compromisso missionário e a cruz que recebemos. O gesto será o envio, o símbolo é o anel de tucum, que será entregue a cada missionário, selando nosso compromisso com as causas populares, com a luta pela justiça e igualdade, enfim, o nosso compromisso com os objetivos das SMP em nossa Diocese.
Faremos uma avaliação de tudo que foi vivido e experimentado até aqui. Nossas Paróquias têm muito a partilhar, por isso pedimos que levem ao Retiro fotos dos momentos marcantes, das coisas que deram certo e renderão muitos frutos.
A exemplo dos demais, o quarto retiro também será reproduzido nas Paróquias. Que possamos estar abertos para participar com alegria e disposição, e dar um sim verdadeiro e compromissado à missão. Essa é a identidade da nossa Igreja! Uma Igreja que não vai ao encontro do outro, que não leva alegria a quem está triste, esperança a quem está desorientado, luz a quem está nas trevas, não é a Igreja que Jesus Cristo deixou.
Façamos a nossa parte e que o Espírito Santo nos ilumine e impulsione.


Mirian de O. Cristiano Nascimento – Equipe Diocesana das SMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário