terça-feira, 27 de setembro de 2011

Seminário de Vida no Espírito Santo

Venham participar do IV Seminário de Vida no Espírito



"E RECEBEREIS O DOM DO ESPÍRITO SANTO." (Ato dos Apóstolos - 2, 38b).



A finalidade do Seminário de Vida no Espírito é ajudar os participantes a encontrarem uma vida mais rica e melhor. É o momento de se encontrarem com Cristo e viver as verdades mais fundamentais acerca do Amor de Deus, do Pecado, da Salvação, da Fé, da pessoa de Jesus Cristo, da Efusão e Carismas do Espírito Santo.

Um evento como esse "constitui-se em um dos momentos mais expressivos do trabalho de evangelização da Renovação Carismática Católica em todo o Brasil. Trata-se de encontros abençoados que, a partir de pregações querigmáticas e de momentos fortes de fraternidade e de oração, proporcionam experiência singular com o amor de Deus Pai, o encontro pessoal com Jesus Cristo, Senhor e Salvador, bem como a graça do batismo no Espírito Santo."


Paricipe! Traga sua família para viver momentos de muitas bençãos e fé.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

2º Retiro Paroquial das SMP

Encerramento do 2º Retiro Paroquial




Santa Missa celebrada na Igreja Matriz marca o encerramento do 2º retiro das Santas Missões Populares em São José do Alegre.




Em clima de muita festa e alegria os (as) missionários (as) caminharam pelas ruas de São José do Alegre em direção à Igreja Matriz de São José onde foi celebrada a missa de encerramento do retiro presidida por Pe Alzir Sales.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

SANTAS MISSÕES POPULARES

Paróquia de São José realiza o 2º retiro das Santas Missões Populares

A paróquia de São José em São José do Alegre realizou no ultimo final de semana (03 e 04 de setembro), o 2º retiro das santas missões populares.




Cerca de 100 pessoas da cidade e das comunidades rurais estiveram reunidas na Associação Amigos Alegrenses durante o último final de semana. Foi um momento forte de espiritualidade e planejamento missionários.





sexta-feira, 2 de setembro de 2011


“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119,105)


Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

2º Retiro Paroquial

2º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro



A coordenação das Santas Missões Populares (SMP) convida toda comunidade para o 2º Retiro Paroquial que acontecerá no próximo final de semana (03 e 04 de setembro). Serão dois dias de oração e muita presença de Deus. O retiro terá início às 13 horas do dia 03 (sábado) e terminará no dia 04 (domingo) com a santa missa na Igreja Matriz (17 horas).

Local: Associação Amigos Alegrenses - Rua Vicente Gonçalves ( ao lado do grupo escolar).


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Agosto - Mês vocacional



O mês de agosto é dedicado às vocações. Neste mês a Igreja celebra a vocação ao ministério ordenado, a vida religiosa consagrada, ao sacramento do matrimonio e a vocação leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus que cada pessoa humana assuma generosamente e viva fielmente a vocação há que a sido chamado.
Instituído em 1981, o Mês Vocacional dedica cada domingo a reflexão e celebração de uma determinada vocação. No primeiro domingo de agosto celebramos o Dia do Padre inspirado pela festa de S. João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes, que se celebra no dia 4. O ministério sacerdotal está a serviço de todos os demais serviços na vida Igreja. A pessoa do padre tem um valor muito grande para a comunidade uma vez que a ele foi confiada a missão de evangelizar. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.
No segundo domingo celebramos a vocação da família na pessoa do pai. Nesta semana que vai de 14 a 20 se celebra a Semana Nacional da Família. Em tempos de relativismo e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade, pois sendo a família uma comunidade de pessoas ela é estrutura sustentadora de todas as vivencias e relações sociais. Celebrar a vocação matrimonial é recordar que este é um caminho muito querido por Deus. Aquele que vive esta vocação é chamado a servir a Deus, em primeiro lugar, amando seu cônjuge e dedicando‑se à criação dos filhos. O serviço à comunidade eclesial, num ministério leigo, ele o cumpre no tempo livre de suas exigências profissionais e familiares. O centro do seu amor e dedicação continua a ser a família.
No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja celebra os religiosos. Ser religioso é ser, acima de tudo, pessoa consagrada a Deus e ao serviço do povo. No nosso caso, como Missionários Scalabrinianos, a serviço do povo migrante. É amando a vida e participando da luta deste povo peregrino em busca de vida mais digna, mais humana e mais bela que vivemos nossa consagração a Deus e gastamos o nosso tempo, nossas qualidades e a nossa vida para instaurar a vida de Deus neste mundo. Da vocação religiosa consagrada brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza, sendo testemunhos vivos do Evangelho.
No quarto domingo celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. A vocação leiga é vivida através dos serviços e ministérios não ordenados, como catequistas, ministros da Eucaristia, animadores da liturgia, coroinhas, grupos de jovens, etc. Pessoas, solteiras ou casadas, que prestam um serviço a comunidade eclesial não obstante aos compromissos profissionais e familiares.
Por fim queremos convidar todos a celebrar com muito fervor, entusiasmo e criatividade o mês vocacional, procurando em primeiro lugar viver bem a sua vocação e também a dar testemunho da alegria de ser chamado, a fim de que através do nosso jeito de ser possamos despertar e animar novas vocações.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

Corpus Christi

Corpus Christi 2011




Para você que não sabe ou tem curiosidade de saber o que significa as palavras “Corpus Christi”, elas querem dizer: “Corpo de Cristo” só que em latim.

O feriado de Corpus Christi, no qual celebramos a presença real de Cristo na Eucaristia, acontece quase todos os anos em datas diferentes, e em 2011, espera-se que seja comemorado na data de 23 de junho de 2011.

Você, também, deve saber que Corpus Christi acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, e esta, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

No dia de Corpus Christi é comum ver as ruas enfeitas e procissões pelas vias públicas. Nesta data, não se pode deixar de participar da missa.


Veja agora o trajeto da procissão de Corpus Christi em São José do Alegre:


1. Porta da Igreja Matriz seguindo em direção a rua Caetano Pires


2. Rua D. Ferrão


3 Praça Nestor Daniel de Carvalho

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pentecostes


Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo. No Cenáculo, desde a fundação, a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, compartilhando o amor em Cristo. Atualmente o 50.º dia após a Páscoa é considerado pelos cristãos o dia de Pentecostes. Pentecostes é quando o Espírito Santo visita os apóstolos e desce sobre eles, na forma de fogo. A partir daí os apóstolos passam a pregar o Evangelho em línguas estranhas: Há ação do Espírito Santo no ser humano sempre que este se converte dos seus pecados, pelo arrependimento, e passa a crer em Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, pedindo a Deus que lhe revista e encha do Espírito Santo. Tal experiência é chamada de batismo no Espírito Santo. Isto tem ocorrido durante toda a história do cristianismo, sendo enfatizado, especialmente, em meados do século XX com o surgimento das primeiras Igrejas Protestantes Pentecostais, as quais enfatizam os dons do Espírito, ou pelos membros da Renovação Carismática Católica (RCC) que, seguindo a doutrina e as diretrizes de sua Igreja, fazem o mesmo.

Festa de Nossa Senhora de Fátima

Comunidade do bairro Fundo realizará festa de Nossa Senhora de Fátima


Oração à Nossa Senhora de Fátima
Santíssima Virgem, nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três pastorinhos os tesouros de graças contidos na prática do vosso santo Rosário. Incuti profundamente em nós o apreço a essa devoção, a vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da redenção, nos aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos a graça... que vos pedimos, se for para melhor colaborarmos com a glória de Deus, que é a vida em abundância do ser humano. Amém. (Reza-se em seguida, um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Junho - Mês do Sagrado Coração de Jesus


Assim como o mês de maio é dedicado a Nossa Senhora, o mês de junho na Igreja Católica é presidido pela presença amorosa do Sagrado Coração de Jesus. Devoção nascida na Europa, em Paray le Monial, a partir de uma experiência mística da religiosa visitandina Santa Margarida Maria Alacocque e propagada pela Companhia de Jesus, tendo à frente São Cláudio de la Colombière, diretor espiritual da religiosa em questão, a devoção ao Coração de Jesus espalhou-se rapidamente pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil. O coração de Jesus é o centro de sua pessoa e seu mistério. Através desse coração, Jesus de Nazaré, Deus encarnado no meio de nós , se comunicava ardente de amor com seu divino Pai e derrama sua amorosa compaixão sobre todos aqueles e aquelas que dele se aproximam necessitados de cura, consolo ou vida em abundancia.

"Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso"


(Fonte:amaivos.uol.com.br - por Maria Clara Bingemer)

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mês de maio

Encerrando o mês de maio, fieis louvam e agradecem Nossa Senhora


Louvor, amor e fé marcaram o último domingo do mês de maio das dezenas de pessoas que foram ontém a igreja matriz de São José para a missa de domingo.



No final da celebração, crianças vestidas de anjo de anjo entraram em procissão até a imagem de Nossa Senhora em frente ao altar, onde foi coroada ao som de hinos de louvor a Maria com muita emoção e aplausos de todos os presentes.
A coroação de Nossa Senhora e sua Assunção aos céus fazem parte da tradição da Igreja Católica, e nós católicos aceitamos essas e muitas outras como verdades de fé, realizando anualmente uma bonita festa para ratificar a devoção a Maria, com sua coroação como rainha dos céus.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Domingo do Bom Pastor


Ontem, 4º Domingo da Páscoa, comemoramos o Domingo do Bom Pastor e também o dia dedicado às vocações sacerdotais e religiosas.
A liturgia apresenta Jesus Cristo como o Bom Pastor, que dá a vida eterna às suas ovelhas. Nós somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho! Escutemos a sua voz que nos enche de uma alegre confiança. Também hoje é o dia mundial de oração pelas vocações. Precisamos de pastores segundo o Coração de Jesus, que nos anunciem a Palavra de Deus.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Páscoa

Ressuscitar com o Ressuscitado!



"Ele não está aqui, mas ressuscitou" (Lc 24.6).


Com a celebração da Páscoa de Jesus chegamos ao centro da fé cristã. Nela compreendemos que toda a ação de Deus tende para a comunicaçao plena de si aos seres humanos. Por isso, ao viver a sua Páscoa, Jesus é plenamente o Emanuel, Deus conosco. Não somente pelo fato de na encarnação fazer-se um conosco. Mas, muito mais pelo fato de em sua ressurreição fazer-nos um permanente convite para nos aproximarmos do próprio Deus e participarmos de sua vida.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Festa de São José 2011

A tradicional Festa de São José está chegando

Na noite do último domingo, dia 24, após a missa das 19 horas, uma comissão formada por casais e outros colaboradores da paróquia compareceram no salão paroquial. Durante a reunião foram traçadas as primeiras metas para a realizaçao da festa de São José 2011.
Foram dividas algumas tarefas; entre elas a arrecadação de prendas e patrocínios teve destaque. A festa está prevista, como de costume, para os dois últimos finais de semana de julho.
Então, coloque já na sua agenda as datas 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de julho e venha participar da nossa festa.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Feliz Páscoa



Páscoa...

É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos
as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos
a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.


Desejo a todos as amigas e amigos uma

Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

Semana Santa 2011

Celebrações religiosas marcaram o feriado da Semana Santa em São José do Alegre


A Igreja Matriz de São José, realizou entre outras celebrações, a cerimônia do Lava Pés (21/04) que contou com a participação da comunidade alegrense e de visitantes de outras cidades e Estados.

Após a celebração aconteceu a vigília e adoração ao Santíssimo.


quarta-feira, 6 de abril de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Assembleia Liturgica

Assemblia Litúrgica reúne fieis da Paróquia de São José



Não há ação litúrgica sem a presença visível da comunidade, uma vez que a assembleia cristã é a reunião daqueles que crêem em Cristo e foram batizados em seu nome. O Senhor Jesus está presente onde dois ou mais estão reunidos em seu nome (Mt 18,20). A assembleia cristã se situa na ordem da salvação: ao mesmo tempo visível e invisível.


Com o objetivo de avaliar e propor novas ações para a liturgia, aconteceu ontem (domingo) uma assembleia na igreja matriz. A assembleia se inciou às 15 horas e contou com cerca de 70 pessoas entre leitores, comentaristas, coordenadores e equipes de cantos. Durante a assembleia, foi possível avaliar a postura e a responsabilidade dos leitores e comentaristas.

domingo, 27 de março de 2011

Tempo Quaresmal

Segundo os Santos Padres, a Quaresma é um período de renovação espiritual, de vida cristã mais intensa e de destruição do pecado, para uma ressurreição espiritual, que marque na Páscoa o reinício de uma vida nova em Cristo ressuscitado. A Quaresma tem por escopo primordial incitar-nos à oração, à instrução religiosa, ao sacrifício e à caridade fraterna. Recomenda-se por isso a freqüência às pregações quaresmais, a leitura espiritual diária, particularmente da Paixão de Cristo, no Evangelho ou em outro livro de meditação. O jejum e abstinência de carne se fazem para que nos lembremos de mortificar os nossos sentidos, orientando-os particularmente ao sincero arrependimento e emenda de nossos pecados. A caridade fraterna — base do Cristianismo — inclui a esmola e todas as obras de misericórdia espirituais e corporais.

(Fonte: Missal Romano)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Caminhada de São José

2ª Caminhada de São José acontece no sábado dia 19 de março

O cortejo tem início na Praça Nestor Daniel de Carvalho - em frente a Igreja Matriz de São José, de onde parte, as cinco e meia da manhã em direção ao bairro do fundão ( Capela de Nossa Senhora de Fátima).O respeito à vida, à natureza e à liberdade de manifestar a espiritualidade são a tônica deste evento religioso coberto de grande beleza, fé e sensibilidade.

terça-feira, 15 de março de 2011

Campanha da Fraterenidade 2011

Paróquia de São José abre a Campanha da Fraternidade 2011 com ação das Escolas Públicas

"O objetivo todo da Campanha da Fraternidade é despertar a consciência e a partir dela, começarmos a fazer aquilo que cada um pode fazer."

( Alunas do 9ºano da E.E. Maria Lina de Jesus)


Este ano, a CNBB propõe que todas as pessoas de boa vontade olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o fenômeno do aquecimento global e as mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, e a vida humana em especial, sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis.

Assim, professores e alunos das escolas públicas do municipio de São José do Alegre , mostraram através de cartazes a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global. Veja alguns dos trabalhos:



Campanha da Fraterenidade 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 COMEÇOU NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS ( 09/03) EM TODO BRASIL

Abordando o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas, a Campanha da Fraternidade deste ano convida a todos para uma reflexão e uma conscientização sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas.
É um excelente auxilio para bem vivermos a quaresma e refletir sobre o nosso comportamento em relação ao meio ambiente.


Oração da Campanha da Fraternidade 2011

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tender por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém.

Fonte: Divulgação Site da CNBB

segunda-feira, 14 de março de 2011

Catequese 2011

CATEQUESE TEM INÍCIO HOJE

Sob nova coordenação, a catequese da paróquia de São José em São José do Alegre inicia hoje (14/03) suas atividades.
Local: Salão Paroquial
Conheça a nova equipe de coordenação:
Coordenadora: Elaine de Cássia Aleixo Rodrigues Barbosa
Secretária: Marice Siqueira Oliveira Carvalho
Tesoureira: Regina Maria Silva Rodrigues
Coordenadora de Etapas: Adriana Cristina Bastos dos Santos
Casal responsável: Valmir Gusmão e Nelma Gusmão

quarta-feira, 9 de março de 2011

Tempo Quaresmal


Começa hoje o tempo quaresmal. As cinzas que os cristãos recebem neste dia é um símbolo de reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
O tempo quaresmal é o tempo litúrgico de conversão, no qual a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SANTAS MISSÕES POPULARES

Retiro Paroquial acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro
Os coordenadores das Santas Missões Populares no municipio de São José do Alegre convidam toda comunidade para participar do Retiro paroquial que acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2011. Serão dois de dias de oração e muita pesença de Deus. O retiro terá início às 13 horas do dia 27/02/2011 (sábado) no prédio da Associação Amigos Alegrenses situada na rua Vicente Gonçalves.

Tempo Comum

Reflexão para o 6º Domingo do Tempo Comum

Deus nos criou livres e depende de nós a escolha que nos fará felizes. O que dependia do Senhor já foi feito. Ele nos criou à sua imagem e semelhança, ou seja, livres, tendo no íntimo de nosso ser buscar o bem e evitar o mal. Somos feitos pelo Sumo Bem, evidentemente, só poderemos estar voltados para a prática do bem. Contudo o Senhor, exatamente porque nos criou à sua imagem e semelhança, nos fez livres. Como diz a leitura do Livro do Eclesiástico “Diante de ti, Ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir”. Consequentemente, cada um de nós é sujeito de sua felicidade ou desgraça, à medida que tiver feito escolhas a favor da vida ou da morte.

(Fonte: Radio Vaticano - www.oecumene.radiovaticana.org)